sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A revolução gamer parte 1

Olá pessoas que lêm(duh) , este post explicará 1 pouco sobre quando começou a revolução gamer , fato que originou tds joguinhos com gráficos ultra fudoes que vcs enxergam hoje
Começou com John Romero e John Carmack , os criadores dos jogos quake,doom,wolfenstein....e sao os fundadores da ID software , estarei falando sobre quando os jogos começaram realmente a se desenvolver e nao da origem deles.
Ambos gostavam de programaçao e começaram suas carreiras em 1 impresa chamada Apogee que lançava jogos experimentais chamados de shareware , mts empresas lucram por trás dos jogos sharewares hj em dia.
Criaram 1 jogo chamado Commander Keen em que 1 garoto de 8 anos constroi 1 nave com latas de sopa velhas e vai combater aliens no planeta Vorticon VI .Para lançar esse jogo ainda em estado shareware os 2 Johns se uniram a Scott Miller que tinha a empresa Apogee
Em dezembro em 1990 quando o jogo estava completo , Scott avisou por meio de quadros virtuais (antecessor das salas de bate papo) que os primeiros episodios do jogo seriam gratis mas , para ter os 2 ultimos episodios os usuarios deveriam pagar U$30 . Em pouco tempo isso rendeu mais de U$ 20.000 mensais para Scott Miller.
Em 1991 os 2 Johns entraram para a softdisk , e começaram a trabalhar no wolfenstein 3d , jogo onde se mata nazistas de todo o tipo (na versao que vai ser lançada parece que vai haver zumbis nazistas) enquanto vc via eles sofrendo de dor , enfim , na mais pura violencia.
Em 1993 lançaram Doom , esse foi 1 de seus maiores sucessos , jogo onde se mata zumbis e demonios vindo do inferno , o fuzileiro anonimo vai até o inferno para salvar a humanidade.Até hoje se ve mods ou wads desse jogo , e agora aproveitando que falei nos wads , os wads sao arquivos do jogo que permitem a livre ediçao a qualquer 1 , vc poderia finalmente criar sua propria versao do jogo (com a mesma engine claro) do jeito que bem quisesse , hoje os recursos sao mt faceis mas na epoca a ediçao era mais complicada.PS: na China mapear pra doom usando doom builder é uma matéria para as crianças.
O jogo doom foi tao popular que chegou a ter pane nos sistemas da ID de tantos downloads e tambem na Universidade Carnegie-Mellon teve que colocar 1 aviso para nao jogar doom em modo de rede pq 1 vez a rede do campus quse entrou em colapso O.O
Mas os 2 Johns se separaram(nada a ver com casamento ><) quando veio a quake , jogo que msm assim foi sucesso , John Romero queria quake de 1 jeito e John Carmack de outro jeito...no final o jogo acabou misturando as ideias e foi um grande sucesso sim mas John Romero saiu da ID software .Carmack teve melhores chances mas nem 1 nem outro tiveram o msm sucesso quanto o que tinham juntos

Calma tem mais ainda , nao acabei

A epic games tbm revolucionou os jogos com o unreal , jogo onde vc começa como 1 prisioneiro e escapa da nave e vai parar em NA PALI(nome do planeta) , o jogo abusava das dynamic lights o que dava 1 lindo efeito ,e como quake 2 que usava td grafico 3d sem 1 unico sprite , deixava ainda melhor , e com mts jogadores jogando o bom modo online do unreal lançou-se uma expansao chamda "return to NA PALI" , sobre essa eu nao sei mt coisa portanto nao digo mt nao.
Sobre o Unreal Tournament , o jogo ia ser 1 expansao para o unreal com as exigencias dos fãs para a epic games , criadora do jogo , mas vendo como tinha mudado , viram que o que tinham nas maos nao era mais unreal e sim 1 novo jogo com nova tematica , novas armas e 1 jogabilidade mais dinamica e rapida com sistema de matar matar morrer e respawnar , como se morrer fosse normal no jogo(tecnicamente é sim pois dentro da competiçao eles morrem e tem o respawn da liandri corp mas fora sao meros mortais), a meta é vc vencer o campeao xan kriegor , 1 robô feito pela liandri corporation para ser o melhor , no bonus pack 4 e na versao de ps2 do UT classic vc encontra o warboss , outra maquina de combate perfeita feita pela liandri. Mas enfim o UT revolucionou o jogo online , ainda mais que veio antes de Quake 3 que mts dizem que UT classic é cópia do mesmo , mas cá entre nós , eu prefiro UT

Nenhum comentário:

Postar um comentário